O que considerar no momento de criar uma identidade visual?


Se você ainda não ouviu esse termo, é porque muito provavelmente ainda não desenvolveu o logo da sua empresa. Se você já o tem, deve ter ouvido o designer ou a agência que o desenvolveu dizendo o quanto é fundamental tê-la em mãos e levar sempre em consideração todos os seus itens para a produção qualquer material da sua marca.

No momento da criação de um logo, não é apenas o que o seu negócio propriamente faz e cores que o cliente aprecia que são levados em conta. O logo é uma parte, a principal delas, da criação de uma identidade visual.

O que significa o termo Identidade Visual?

A Identidade Visual é composta do processo que o designer gráfico elaborou para criar a sua marca, que inclui alguns pontos principais como:

- As cores que devem expressar o seu negócio

- Os sentimentos e que seus clientes devem ter ao ver e consumir a sua marca

- A tipografia utilizada

- O processo de desenvolvimento do símbolo, caso houver

- Como pode ser utilizado o logo, qual o seu tamanho mínimo, formas de não utilização e aplicação

Quem é o responsável por me oferecer esse material e como recebê-lo?

O responsável pela criação da identidade visual é o mesmo pela criação do seu logo. Esses itens fazem parte de um mesmo material chamado Manual de Identidade Visual, ou simplesmente Manual da Marca, entregues pelo designer que cria o projeto gráfico da sua marca. A escolha de um bom profissional que ofereça esse serviço é essencial para que os materiais futuros tenham um alto nível de qualidade.

Pesquise bons profissionais e seus portfólios

Agora que você sabe da importância da aparência que a sua marca deve ter, é preciso buscar um bom profissional para atendê-lo. Por isso, pesquise! Busque pelos trabalhos já realizados, referências de pessoas que já foram clientes, disponibilidade de prazos e formas de entrega.

Expresse ao designer ou agência de maneira clara e objetiva o que você espera

É muito comum que para fazer qualquer orçamento os profissionais de design peçam que o cliente preencha um briefing, que nada mais é do que informações primárias sobre o seu negócio.

Fatores como os valores da empresa, exemplos de outras marcas que são referências positivas, quais os materiais que você pretende produzir, e outros itens que vão ajudar a nortear a criação de definir como expressar o seu negócio.

Lembre-se: quanto mais claro e objetivo for o seu briefing, melhor será o trabalho de criação. Além de facilitar sua comunicação, torna o processo de aprovação ainda mais simples e rápido.

Um bom trabalho de Identidade Visual atrai vantagens tanto para a marca quanto para seus consumidores

A identidade visual é que torna a sua marca única e gira em torno de tudo que o seu negócio faz visualmente. Por isso, ela deve ser levada em conta em qualquer material, seja ele impressão ou não, que você venha a produzir.

Dentre os benefícios que uma boa identidade visual pode ter, como o próprio nome já diz, o principal deles é a identificação o seu negócio perante tantos outros concorrentes. É através dela que seu cliente deve reconhecer o valor da sua marca.

Ainda têm alguma dúvida de saber o que considerar ao criar uma identidade visual? Tem alguma dica? Compartilhe comigo e escreva aqui nos comentários o que você achou das dicas. Vou adorar ter seu feedback! =)

#branding #logo #identidadevisual #design #marca

Destaques
recentes
news

Últimas do blog

@ 2016 Giselle Oliveira - Todos os direitos reservados

© 2018 Giselle Oliveira. Todos os direitos reservados.