5 aplicativos que uso pra me organizar


Já me disseram que pra ser produtivo você não precisa ser obrigatoriamente organizado. Você acredita? É assim? Eu até acredito, mas infelizmente não funciona comigo. No meu dia a dia e principalmente no final dele, eu gosto de sentir que tive um dia produtivo e ter controle da minha organização é fundamental pra isso.

Mesmo quando trabalhava apenas com uma empresa, eu já possuía esse pensamento. Hoje com 3 fixos e alguns que surgem aleatoriamente (amém!), não é mais só uma coisa que gosto, mas que preciso ter pra gerenciar meus clientes, entregar os jobs dentro dos prazos e atingir tanto as minhas metas, quanto os objetivos deles. Para ser produtiva a esse ponto uso quase que diariamente alguns aplicativos que fazem total diferença na minha rotina.

Minha criatividade não sabe ver as horas

Para muitos profissionais, freelancers ou não, sendo da área criativa ou não, os melhores insigths acontecem quando menos se espera e quase sempre numa situação ou horário que não favorece parar e registrar. Já passou por isso? Eu já. (Tomando banho, fazendo faxina, pedalando na ciclovia, numa festa open bar, enfim, já entendeu, né? Ok.)

- Google Keep

Foi querendo solucionar esse problema que comecei a testar o Google Keep, um aplicativo muito simples e fácil de usar, que além de salvar tudo automaticamente mesmo que você feche o app sem querer, por exemplo. Ele permite que você use de texto, áudio e até desenho para registrar tudo que precisa.

Uma facilidade que gosto muito é a integração dele como extensão do Google Chrome. Assim, quando uso o navegador, salvar links e lembretes fica muito mais fácil de agrupar rapidamente. Vejo ele como um rascunho fácil que substituiu meu bloquinho com caneta que eu carregava na bolsa.

Ter controle e uma visão ampla do que foi e ainda precisa ser feito te ajuda a medir e avaliar seus progressos

Um ponto crucial no marketing é planejamento. Algumas coisas até saem muito boas no improviso, mas se tiverem um planejamento estratégico o negócio atinge outro nível. Aprendi isso profissionalmente, mas fez muito sentido quando trouxe isso para todos os aspectos da minha vida. Principalmente quando preciso evoluir em alguma coisa.

- Trello

O Trello é meu queridinho na gestão de tarefas. É uma, senão a primeira coisa que abro quando ligo meu notebook para trabalhar. Meu uso mais frequente é para o trabalho, mas já utilizei dele para mil coisas, desde o processo de alugar meu primeiro apartamento e morar sozinha até meu planejamento financeiro e cardápio semanal.

Para o trabalho, uso principalmente com 3 finalidades: cronograma de tarefas, planejamento de conteúdo e agenda. Ele me atende muito quando preciso desdobrar em ações planejamentos curtos, médios e longos, pois consigo visualizar toda minha semana e mês em um único panorama incluindo todos os clientes, além de compromissos pessoais e aulas, caso esteja fazendo algum curso.

Das funcionalidades que mais gosto são as possibilidades de incluir datas de entrega, personalizar etiquetas com cores e textos, incluir imagens, anexos, comentários e pessoas que estejam envolvidas com os projetos, tudo isso organizado em listas.

Organização é um hábito que se aprende

Quando você faz da organização uma peça importante para produzir e agregar mais qualidade no que você entrega, acaba involuntariamente criando novos fluxos de trabalho. Todo o processo que constrói determinado resultado que é preciso replicar, adaptar ou evoluir precisa ser registrado e aperfeiçoado com o tempo, certo?

Em uma equipe/empresa, independente do tamanho dela, não é involuntário, e sim necessário para que todos os membros dela executem determinada tarefa corretamente e que ela não se perca, principalmente se demandar de muitas ações e pessoas/áreas diferentes.

- Asana

O Asana faz a diferença quando preciso ter controle de diversos fluxos de trabalho dentro de um mesmo projeto. Dentro dele, consigo fixar metas, atribuir prioridades, obter atualização de tudo que já foi realizado e elaborar relatórios. Embora ele não tenha ainda uma verão em português, tem uma interface impecável e também uma extensão com o Google Chorme, o que facilita no acesso em qualquer dispositivo.

Tenha sempre um backup do backup (se possível, na nuvem)

Os aplicativos que uso no momento para armazenar e compartilhar documentos, arquivos, fotos, (na vida e nos jobs) são one drive e google drive. Sim, uso os dois e cada com sua devida importância (no meu caso, no caso).

- OneDrive e Google Drive

São muitas as funcionalidades dos dois aplicativos, mas vou citar os maiores diferenciais que me fazem usá-los sempre. No Google Drive e Onedrive dispõem de compartilhamento e edição online e simultânea entre várias pessoas. Ou seja, eu consigo editar um documento no word por exemplo, ao mesmo tempo que outras pessoas da equipe. Isso agiliza o trabalho e nos permite colaborar em tempo real e de qualquer lugar.

Além disso, a facilidade que tenho de acessar e navegar pelos arquivos como se fosse uma pasta normal do próprio windows é muito prática. Ele são online, mas instalados no notebook/computador, abrem como uma pasta nativa, não dependendo de navegador para acesso. Isso me facilita porque assim não ocupo espaço na memória do meu equipamento, não corro risco de perder meus documentos caso ele dê qualquer problema e não preciso fazer downloads toda vez que precisar editar qualquer arquivo.

Aplicativos são apenas ferramentas, quem organiza e produz é você

Eu acredito que não existe uma fórmula ou um manual que dita exatamente como ser produtivo e organizado que funcione para 100% das pessoas. Até porque cada uma tem sua própria rotina, hábitos, profissão, personalidade e habilidades diferentes. Por isso, cabe a nós a responsabilidade de encontrar as ferramentas que não apenas facilitem, mas que potencializem nossa vida e trabalho.

Você usa algum dos apps que citei aqui? Como é pra você? Tem alguma dica de algum bacana? Deixa aqui nos comentários! =)

#produtividade #organização #fluxodetrabalho #planejamento #aplicativosmóveis #gestãodetarefas #gestãodeprojetos

Destaques
recentes
news

Últimas do blog

@ 2016 Giselle Oliveira - Todos os direitos reservados

© 2018 Giselle Oliveira. Todos os direitos reservados.