top of page

O marketing não precisa ser um caos

Em praticamente todo lugar que trabalhei e de todos que conheci através de amigos e profissionais da minha área uma característica é unânime. Do assistente ao head, todos reclamam da mesma coisa: falta de organização.


E se tornou algo tão "natural" e "comum" em setores de marketing e agências que todo mundo meio que aceitou como não se tivesse jeito. Afinal, tem uma galera que até saboreia a adrenalina da correria, de estar sempre uma semana atrasado, de quem tem sempre coisas faltando e outras tantas na fila pra fazer.


O que não é mentira, mas tenho a impressão que agora, mais do que nunca, as lideranças (de qualquer nível) querem estar atentos 100% do tempo ao que acontece em suas áreas, principalmente pelas tensões do mercado.


E EXISTE 📢 em uma forma de fazer isso sem aumentar ainda mais esse clima de ansiedade generalizada na equipe e acabar gerando uma sensação de hiper-vigilância até mesmo em profissionais seniores que não precisam ser acompanhados tão de perto.


Como? Montando uma visão macro das demandas e do fluxo delas!


Se você utiliza alguma ferramenta de gestão de tarefas como trello, notion, click-up, asana, mondey, ou qualquer outro para organizar as demandas da equipe, monte uma visualização macro que você possa acompanhar em tempo real o fluxo delas. ✨

uma parede com a frase this is the seign you've been looking for em letras de led

Fazendo isso, você:

- Evita a necessidade de acionar a equipe interrompendo-os o tempo inteiro, seja com reuniões, canais no slack, ou em mensagens individuais.

- Não interrompe o raciocínio de quem está focado


Do contrário, é provável que:

- Mostre fácil e abertamente uma postura controladora

- Demonstra a falta de confiança de que não será entregue no prazo combinado



Voltando...


Grande parte dessas ferramentas consegue fornecer mais de um tipo de visualização. A mais comum para fluxos de demandas é o nosso outro querido “kanban”, que é perfeito para o operacional da equipe. ⚒


As visualizações que geralmente utilizo para esses panoramas mais amplos do movimento da equipe é o de “lista” ou “gant”, onde consigo conectar demandas, estabelecer e analisar seus respectivos progressos, níveis de prioridade, categorizações estratégicas, entre outros. 🎯


🐱 Pulo do gato: Isso também vai fornecer uma resposta rápida quando seu superior perguntar o que a sua equipe está fazendo.


Já tive que construir isso do zero algumas vezes para a área de conteúdo e aqui nesse artigo eu detalhei todo o processo de um fluxo operacional integrado no Notion e que também fornecesse aos líderes uma visão estratégica dos projetos em andamento de cada frente. Vem cá ver!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts mais recentes
bottom of page